quinta-feira, 15 de julho de 2010

Meio ambiente: A co-relação entre desmatamento e extinção de espécies

   Desmatamento, e extinção de espécies, dois assuntos distintos que envolvem causas interligadas e conseqüências que de certa maneira é conjunta. As causas para o desmatamento e extinção são diversas, desde a derrubada de árvores para o plantio de grãos para alimentação humana ou para a pecuária, até a prática de queimadas que é um hábito maléfico, mas que é comum, infelizmente.

   A discussão desses temas é bastante atual, mas o início desses grandes problemas, provêm dos primórdios da civilização humana quando o homem começou a valorizar mais a extração de riquezas do que sua própria natureza.

   Assim como os demais recursos naturais, as plantas e os animais são seres “finitos” e que se não forem cuidados agora serão realmente extintos. O problema é que muitas pessoas não se conscientizam e acham que os demais seres vivos são totalmente inúteis para sua sobrevivência, o que demonstra uma verdadeira ignorância, já que todo e qualquer animal e vegetal é importante para manter o ecossistema agradável e necessário para sobrevivência de todas as espécies, inclusive a espécie humana.

   No Brasil, que é um dos países com maior biodiversidade, o desmatamento cresce a cada dia, mesmo com medidas adotadas pelo governo, pois muitos fazendeiros procuram estender ainda mais suas terras para o cultivo de alimentos, necessários cada vez mais com a crescente população. Esse problema não é exclusivo do nosso país, mas sim um problema vivenciado em todo mundo, principalmente em países desenvolvidos que exploraram e ainda exploram de forma abrupta suas florestas e suas riquezas naturais. Assim o que a natureza demorou séculos para construir (um ecossistema agradável para sobrevivência de todas as espécies) está sendo destruído aos poucos por uma espécie que visa apenas o seu próprio bem e que esquece que com cada árvore derrubada e cada animal morto de maneira desnatural, mais um ciclo de vida está sendo interrompido.

   A extinção das espécies é algo natural, que ocorre por processos adaptativos. Mas o que o homem está fazendo simplesmente para obter a carne, o couro ou até mesmo o chifre de um animal é pura crueldade. E essas caças e matanças, muitas vezes contínuas, podem ocasionar um sério problema que é o desequilíbrio da cadeia alimentar, que pode simplesmente provocar a infestação de algumas espécies e extinguir outras.

   Apesar desses problemas serem freqüentes, atualmente, estes são algo que acontecem bem menos do que no passado, já que antigamente a destruição do meio ambiente era contínua, que ocasionou os problemas que vivenciamos hoje. As futuras gerações merecem um meio ambiente melhor e mais conservado, e para isso devemos salvar o que perdemos no passado e conscientizar as atuais e futuras gerações para que o meio ambiente permaneça intacto, assim agradável como a natureza nos deixou á muito tempo atrás.

Autor- Wilton Barreto

2 comentários:

  1. Não houve desenvolvimento das idéias, elas ficaram desconexas.
    Utilizaram de palavras que não existem. ( desnatural )
    Repetição de palavras, a exemplo de: agradável

    ResponderExcluir
  2. Caro avaliador, a palavra desnatural existe e de acordo com o dicionário Aurélio ela significa algo que não é natural, que está contrário ás ordens da natureza. Além disso a palavra agradável só foi utilizada 3 vezes em um texto que possui 6 parágrafos. O texto foi elaborado com a idéia de interligar desmatamento e extinção das espécies, e não focar apenas em um desses temas. Obrigado pela compreensão, Equipe Oikos.

    ResponderExcluir